Terapia Cognitivo- Comportamental

Terapia Cognitivo-Comportamental

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma linha de psicoterapia focada em como o paciente interpreta seus problemas e os acontecimentos, buscando a quebra das associações automáticas e a conquista de um maior bem-estar.

O objetivo é promover mudança nos padrões de pensamento do indivíduo, ensinando-o a identificar pensamentos não desejados e a modificá-los, conquistando autonomia, entendimento, enfrentamento e resolução de problemas.

A TCC promove, assim, experiências de aprendizagem a fim de ensinar o paciente a: observar e controlar seus pensamentos automáticos distorcidos (cognições); reconhecer o vínculo entre pensamento, emoção e comportamento; examinar evidências a favor e contra seus pensamentos automáticos negativos; substituir os pensamentos tendenciosos por interpretações mais realistas, além de aprender a alterar as crenças disfuncionais que predispõem a distorção das experiências.

É uma terapia mais breve que as demais, mas, ainda que breve, possui grande respaldo científico e apresenta eficácia comprovada por estudos empíricos, inclusive para a intervenção da Reabilitação Neuropsicológica.

Ela é indicada em casos de dificuldades emocionais, ansiedade, depressão, transtorno obsessivo-compulsivo e outros transtornos psiquiátricos. Também é indicada para pessoas em busca de crescimento pessoal, autoconhecimento e solução de conflitos de relacionamento interpessoal.