Psiquiatria

Psiquiatria

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A Psiquiatria é uma especialidade da Medicina que lida com a prevenção, o atendimento, o diagnóstico, o tratamento e a reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais.

Sejam eles de cunho orgânico ou funcional, o objetivo da Psiquiatria é proporcionar o alívio do sofrimento e o bem-estar psíquico ao paciente.

A consulta psiquiátrica consta de uma completa e abrangente avaliação do paciente sob múltiplas perspectivas, envolvendo questões biológicas, psicológicas, humanísticas e de ordem cultural, que são próprias de cada indivíduo.

Uma doença ou sofrimento psíquico pode ser abordado por diferentes modalidades terapêuticas, desde uma intervenção biológica, com o uso de medicamentos, por exemplo, até a utilização de recursos de elaboração das vivências pessoais, como as psicoterapias.

A Psiquiatria é uma das ferramentas utilizadas na Reabilitação Neuropsicológica. O tratamento psiquiátrico é um dos pré-requisitos para o melhor prognóstico em reabilitação, considerando a relação entre humor, cognição e os medicamentos.

Ela é indicada em casos de indivíduos que apresentem sofrimento mental e que necessitem de diagnóstico e indicação de tratamentos farmacoterápicos, de um acolhimento em saúde mental e de uma abordagem multidimensional da saúde.