Reabilitação Neuropsicológica: o que é, como surgiu e quando é utilizada?

A Reabilitação Neuropsicológica desponta mundialmente como uma ferramenta terapêutica de reabilitação diferenciada.

Ela se dedica à atuação na tríade básica do funcionamento humano: cérebro x comportamento x emoção.

Seu objetivo é proporcionar e/ou devolver a autonomia e a independência ao paciente que por razões diversas teve suas atividades limitadas.

A seguir explicaremos melhor o que é a Reabilitação Neuropsicológica, como ela surgiu e quando ela é utilizada!

O que é a Reabilitação Neuropsicológica?

A Reabilitação Neuropsicológica é uma abordagem multidisciplinar da reabilitação, focada no cuidado com as vias e os circuitos cerebrais.

Ela tem vasto background científico na Neuropsicologia e nas Neurociências, portanto, busca a reabilitação do ser humano mantendo sempre em mente os efeitos no cérebro da intervenção.

A sua multidisciplinaridade se dá porque ela não é limitada apenas aos profissionais da Neuropsicologia.

Profissionais de diversas áreas, como psicólogos, terapeutas ocupacionais, psiquiatras, fonoaudiólogos, educadores físicos, pedagogos e muitos outros podem estudar e praticar essa modalidade de reabilitação, valendo-se de seus conhecimentos específicos, sempre à luz da Neuropsicologia.

A Reabilitação Neuropsicológica tem como premissa que saúde não é a ausência de doença, mas sim o alcance da funcionialidade, como defende a Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF).

Considerando a funcionalidade como o acesso e a condição que uma pessoa e/ou população têm de desempenhar suas atividades, a Reabilitação Neuropsicológica trabalha para devolver a autonomia e a independência perdidas pelo paciente em seu contexto de interesse.

Quando a Reabilitação Neuropsicológica nasceu?

A origem da Reabilitação Neuropsicológica remonta há mais de 100 anos, ainda na Primeira Guerra Mundial, quando ela teve início nos centros de recuperação dos soldados feridos em batalha.

Eles eram pacientes que apresentavam danos físicos, cerebrais e psicológicos, reforçando os resultados positivos dessa abordagem.

Assim, a Reabilitação Neuropsicológica continuou sendo aplicada e ganhou força durante e após a Segunda Guerra Mundial.

Em seus primórdios, ela se dedicou às lesões adquiridas e, quando a comprovação dos seus resultados também no tratamento de transtornos psiquiátricos chegou, ela recebeu um grande impulso, especialmente após a década de 1980.

Quando a Reabilitação Neuropsicológica é utilizada?

As possibilidades de aplicação da Reabilitação Neuropsicológica são muitas.

Como dissemos ali em cima, ela é utilizada tanto no tratamento de condições de saúde oriundas de lesões adquiridas quanto de transtornos psiquiátricos.

As lesões encefálicas adquiridas (LEA) se referem a dois grandes grupos de lesões ao sistema nervoso central, que são as vasculares e as traumáticas.

Já os transtornos psiquiátricos, ou neuropsiquiátricos, são aqueles que envolvem os circuitos do cérebro e seus neurotransmissores.

Entre as lesões adquiridas que podem ter a Reabilitação Neuropsicológica como aliada em seus tratamentos, estão:

-Acidente Vascular Encefálico (AVE); 

-Traumatismo Cranioencefálico (TCE);

-Síndrome de Balint;

-Desorientação topográfica;

-Encefalopatias;

-Lesões Cerebrais Metabólicas;

-Meningites;

-Encefalites.

Já entre os transtornos psiquiátricos que podem ser tratados pela Reabilitação Neuropsicológica estão:

-Demências;

-Comprometimento Cognitivo Leve;

-Depressão;

-Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH);

-Transtorno do Espectro Autista (TEA);

-Dislexia;

-Transtorno Afetivo Bipolar;

-Esquizofrenia;

Não haver uma lesão estrutural no cérebro não significa que ele esteja íntegro, pois os transtornos psiquiátricos também acometem os tecidos e a química cerebral.

Assim, a Reabilitação Neuropsicológica trabalha sempre em busca do restabelecimento do funcionamento cerebral e da retomada da funcionalidade, promovendo a saúde e a qualidade de vida.

Nexus

A Nexus, como Instituto de Pesquisa, Formação e Clínica em Reabilitação Neuropsicológica, busca não apenas difundir e fortalecer a área no Brasil, como também formar novos reabilitadores.

Fundada em 2012, ela foi inspirada no Oliver Zangwill Centre, no Reino Unido, referência internacional em Reabilitação Neuropsicológica.

A Nexus tem como fundadora e diretora clínica, Fabricia Loschiavo, que acumula os títulos de terapeuta ocupacional, especialista em Neuropsicologia, mestre e doutora em Neurociências, com formação em Reabilitação Neuropsicológica pelo Oliver Zangwill Centre.

Aprenda a Reabilitação Neuropsicológica com os cursos da Nexus! Acesse www.loja.nexusclinica.com.br.