O curso tem como objetivo geral tanto a capacitação para atuação clínica na área da Reabilitação Neuropsicológica (RN), quanto a formação de profissionais aptos ao desenvolvimento de pesquisas clínicas acerca da temática abarcada pela neuropsicológia. Ao longo do curso, os alunos serão habilitados para atuarem na clínica da RN tanto com pessoas pós-lesões cerebrais adquiridas, quanto com transtornos do desenvolvimento e psiquiátricos. Receberão ainda formação especifica para trabalharem com distintos públicos-alvo, desde crianças, adultos a idosos. Ao final do curso, tem-se como meta que todos os alunos estejam habilitados para realizarem avaliações funcionais para implementação de programa de RN, delinearem a intervenção, mensurarem objetivamente o impacto desta e estabelecerem planos de acompanhamento longitudinal.

DIFERENCIAIS
O curso será ministrado por profissionais com ampla formação e experiência clínica internacionais. Ressalta-se seu foco no fornecimento de ferramental clínico para atuação na área, além disto, as turmas são reduzidas visando a excelência no aprendizado, além da promoção de atividades práticas para a integração dos conteúdos dos módulos, favorecendo a consolidação da relação teoria – atuação clínica.

PÚBLICO ALVO
Profissionais da saúde e da educação.

MÓDULOS

MÓDULO I: Introdução à RN

No primeiro módulo são abordados temas relacionados aos conceitos teórico-práticos acerca das funções cognitivas com abordagem integrada com os modelos clínicos das referidas funções e paralelos com a avaliação e reabilitação neuropsicológicas. São ainda discutidos os diferentes perfis cognitivos dos Transtornos Psiquiátricos da Infância, Fase adulta e Envelhecimento de interesse do neuropsicólgo.

Aprofundamento acerca da anatomia macroscópica do SNC, correlacionando suas diversas funções e transtornos do desenvolvimento e lesões adquiridas; áreas funcionais do córtex cerebral, proporcionando ao aluno a correlação entre anatomia e comportamento; processo de vascularização do SNC; Estrutura microscópica do SNC.

Carga Horária: 16h
Datas: 23 e 24/02
Professor: FABRICIA Q. LOSCHIAVO

Aprofundamento dos conceitos teórico-práticos acerca das funções cognitivas com abordagem integrada com os modelos clínicos das referidas funções e paralelos com a avaliação e reabilitação neuropsicológicas.

Carga Horária: 16h
Datas: 23 e 24/03
Professor: FABRICIA Q. LOSCHIAVO

Transtornos Psiquiátricos da Infância, Fase adulta e Envelhecimento de interesse do neuropsicólgo. Sintomatologia clínica, diagnóstico, comprometimento cognitivo, abordagem farmacológica. Neurofarmacologia: conceitos gerais, ação de agentes depressores e excitantes do Sistema Nervoso. Principais grupos farmacológicos e o uso na infância, adolescência, fase adulta e velhice (antidepressivos, psicoestimulantes, estabilizadores de humor, antipsicóticos, ansiolíticos). Relação do uso de fármacos com a cognição.

Carga Horária: 16h
Datas: 27 e 28/06
Professor: LEANDRO SALDANHA

MÓDULO II : Avaliação Funcional para Implementação do Plano de RN

O segundo módulo abarca disciplinas que objetivam a organização do raciocinio clínico para estabelecimento dos parametros prévios para delimitação de plano de intervenção. São ainda abordadas as especificidades da avaliação funcional para reabilitação neuropsicológica, considerando as fases da infância, vida adulta e envelhecimento.

Organização do raciocinio para estabelecimento dos parametros prévios para delimitação de plano de intervenção. Dominios a serem avaliados, construtos cognitivos no dia a dia, análise das atividades funcionais.

Carga Horária: 16h
Datas: 18 e 19/05
Professor: FABRICIA Q. LOSCHIAVO

Especificidades da avaliação neurospsicológica na infância, perfil cognitivo dos diferentes transtornos e lesões adquiridas. Avaliação como o primeiro instrumento de reabilitação neuropsicológica.

Carga Horária: 16h
Datas: 15 e 16/06
Professor:

Especificidades da avaliação neurospsicológica em adultos, perfil cognitivo dos diferentes transtornos e lesões adquiridas. Avaliação como o primeiro instrumento de reabilitação neuropsicológica.

Carga Horária: 16h
Datas: 06 e 07/07
Professor:

Especificidades da avaliação neurospsicológica em idosos, perfil cognitivo dos diferentes transtornos e lesões adquiridas. Avaliação como o primeiro instrumento de reabilitação neuropsicológica.

Carga Horária: 16h
Datas: 03 e 04/08
Professor:

Classificação Internacional de Funcional (CIF). Especificidades do emprego da CIF para diferentes populações clínicas, interfaces da CIF com a avaliação neuropsicológica. Fundamentação funcional para proposição de plano de reab.

Carga Horária: 16h
Datas: 20 e 21/10
Professor: FABRICIA Q. LOSCHIAVO

MÓDULO III : Formulação do Plano de RN a Acompanhamento Longitudinal – Aspectos Práticos

No terceiro e ultimo módulo são abordados os pressupostos e modelos de reabilitação neuropsicológica, proposta e elaboração de plano de intervenção, análise de eficácia, medidas quantitativas e qualitativas e delineamento de follow-up. Todo este conteudo, considerando as especificidades da Reabilitação neuropsicológica, planos e estratégias de intervenção para as distintas populações clínicas. O enfoque é prático, com discussão de casos clínicos e supervisões dirigidas.

Pressupostos e modelos de reabilitação neuropsicológica, modelos e estratégias de intervenção. Proposta e elaboração de plano de intervenção, análise de eficácia, medidas quantitativas e qualitativas e delineamento de follow-up.

Carga Horária: 16h
Datas: 31 e 01/09
Professor: FABRICIA Q. LOSCHIAVO

Especificidades da Reabilitação neuropsicológica, planos e estratégias de intervenção, considerando as distintas populações clínicas.

Carga Horária: 16h
Datas: 28 e 29/09
Professor:

Especificidades da Reabilitação neuropsicológica, planos e estratégias de intervenção, considerando as distintas populações clínicas.

Carga Horária: 16h
Datas: 19 e 20/10
Professor:

Especificidades da Reabilitação neuropsicológica, planos e estratégias de intervenção, considerando as distintas populações clínicas.

Carga Horária: 16h
Datas: 23 e 24/11
Professor: FABRICIA Q. LOSCHIAVO

Integração de todos os conteudos do terceiro módulo, com discussão de casos clínicos a fim de aproximar teoria e prática clínica, otimizando raciocinio clínico para intervenção. Supervisão clínica e discussão de casos.

Carga Horária: 16h
Datas: 07 e 08/12
Professor: FABRICIA Q. LOSCHIAVO

PROFESSORES

FABRICIA LOSCHIAVO
A terapeuta ocupacional Fabricia Loschiavo, coordenadora do curso, atua na Nexus Clínica nas áreas de Reabilitação Neuropsicológica, Neurocoaching, Terapia Ocupacional e Supervisão Clínica individual ou em grupo.
É graduada em Terapia Ocupacional pela UFMG, Especialista em Neuropsicológia pela FUMEC e Doutora em Neurociências pela UFMG e Universidade de Cambridge, com doutorado no Instituto Oliver Zangwill, no Reino Unido, e experiência de atuação clínica no Raphael Medical Centre, também no Reino Unido. É membro da Word Federation of Neuropsychological Rehabilitation – WFNR e da The Society for Research in Rehabilitation, na Grã-Bretanha.

LEANDRO SALDANHA NUNES
Médico formado pela Universidade Federal de Minas Gerais e psiquiatra com Residência Médica pelo Hospital das Clínicas da UFMG. Cursa mestrado pela Faculdade de Medicina da UFMG, no Departamento de Medicina Molecular. Tem como principais experiências profissionais a atuação no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Sete Lagoas-MG e no Centro de Referência em Saúde Mental de Betim (CERSAM Teresópolis). Trabalha como plantonista de urgências e emergências psiquiátricas no Hospital Espírita André Luiz (HEAL). É médico perito pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag) e pela Prefeitura de Belo Horizonte.

CARGA HORÁRIA INTEGRAL
194 hs/aula

PREVISÃO DE INÍCIO
Fevereiro de 2018

PREVISÃO DE TÉRMINO
Dezembro de 2018

HORÁRIO
Aulas Mensais: Sexta-feira, das 14h às 21h e sábado das 08h00 às 16h.

COORDENAÇÃO
Dra. Fabricia Loschiavo
E-mail: contato@nexusclinica .com.br

PARA MAIS INFORMAÇÕES
ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Seu Nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Telefone

Cidade

Sua mensagem