A escolha profissional do jovem é um momento bastante particular em sua vida. A transição da juventude para a vida adulta e a responsabilidade de seguir uma carreira, exige do jovem um reposicionamento frente à suas dúvidas, medos, valores, crenças e opiniões. Contudo, através de um processo de autoconhecimento é possível uma escolha profissional em sintonia com as atividades que ele deseja exercer.

Muitas vezes, por desconhecimento de si mesmo e influências externas, o jovem opta por profissões que não condizem com suas expectativas e interesses. A junção entre seus interesses individuais e as possibilidades ambientais é o que deve impulsionar a sua escolha profissional. Para tanto, é necessário desenvolver certas atitudes e conhecimentos para esta tomada de decisão.

Nesse sentido, o trabalho de orientação profissional é uma medida que auxilia o jovem nesse processo de amadurecimento em relação à escolha, elucidando suas potencialidades e trabalhando os elementos básicos para uma escolha profissional madura e responsável. Tem como objetivo promover um espaço de diálogo e reflexão sobre todos os fatores determinantes envolvidos em sua escolha.

TEMAS A SEREM ABORDADOS:

  • Autoconhecimento
  • Habilidades e aptidões
  • Interesses profissionais
  • Atitudes e conhecimentos necessários para uma escolha profissional consciente

A orientação profissional é feita de forma individual ou em grupo.